APTO 1102
APARTAMENTO 1102
GUAÍBA, RS
ANO: 2019
FOTOGRAFIA: CRISTIANO BAUCE
Cinco anos depois de termos projetado o primeiro apartamento desta cliente ela entendeu que era hora de se mudar para um espaço maior. No primeiro projeto ela nos deu carta branca e abusamos das cores claras, predominando tons de branco, fendi e madeira (o projeto pode ser conferido aqui no site com o nome de Apto 803). Desta vez ela tinha alguns pedidos especiais: manter a madeira, mas contrastando com cores mais fortes e que ainda assim continuassem deixando a decoração neutra. Foi então que introduzimos o cinza de maneira mais predominante na marcenaria com muitos detalhes em preto.
O Apto 1102 que tem área de 80 m² e três dormitórios sofreu algumas modificações. O piso foi substituído por madeira natural e o forro de gesso ganhou desenho mais clean para que favorecesse os efeitos da iluminação artificial.
Como na morada anterior o living deste apartamento é privilegiado por uma incrível vista do Rio Guaíba e uma posição que favorece ventilação e iluminação natural. Toda essa claridade nos permitiu investir em tons mais escuros mantendo, ainda assim, um visual muito leve.
Os painéis ripados do living são em lamina de madeira natural nogueira contrastando com mobiliário laqueado em cinza. O sofá motorizado em couro natural da Natuzzi ocupa posição de destaque, no centro do espaço. A mesa de jantar mais lateralizada permite uma melhor circulação no ambiente e conta com um banco em posição estratégica, de frente para a janela com a vista espetacular. Um espelho nesta mesma parede também reflete a paisagem. O jantar ainda conta com uma cristaleira sob medida com portas em perfil preto e vidro canelado.
O piso de madeira natural invadiu a cozinha, que é totalmente integrada ao living e a churrasqueira. O mesmo acontece com o Vulcana Portoro que reveste o tampo da cozinha, bancada churrasqueira e se repete na lavanderia. Essa repetição de materiais ajuda a dar unidade ao projeto.
A iluminação da cozinha fica por conta do sistema Tensoflex, que nada mais é que uma luminária feita sob medida que banha por inteiro o ambiente com luz artificial. Dividindo a cozinha da lavanderia temos uma porta divisória projetada pelo escritório em ferro preto e vidro canelado, resgatando materiais já utilizados no living. A lavanderia conta com revestimento de piso e parede em porcelanato.
Dos três dormitórios um recebeu o uso de gabinete e outro foi integrado ao dormitório se transformando em um amplo closet. As portas dos armários do closet são em perfil de alumínio preto e vidro canelado e a parte interna em melamina em tom de rosa antigo. O espaço também conta com um carrinho de apoio na mesma melamina , com gavetas para acessórios. No dormitório as cores leves predominam trazendo um ar mais clean. As paredes são revestidas com papel de parede com textura de linho.
No banho social e casal a opção foi revestir piso e parede com o mesmo revestimento. Por não terem medidas muito amplas entendemos que este é um bom recurso para ampliar os espaços. Espelhos revestindo toda a parede da bancada foi outro recurso utilizado para ampliar os espaços. Por fim, nichos iluminados dentro do box otimizam o espaço e trazem mais beleza para os banhos.