APTO PARCÃO
APARTAMENTO PARCÃO
PORTO ALEGRE, RS
ANO: 2019
FOTOGRAFIA: CRISTIANO BAUCE
Quando recebemos este apartamento para projetar a construtora já havia integrado dois apartamentos de um dormitório cada. A vista do living do imóvel é privilegiada, toda voltada para o Parque Moinhos de Vento (Parcão), o que trás leveza e colorido ao projeto que tem conceito sóbrio com toques marcantes feito para um cliente de 35 anos.
Em nossa primeira visita ao imóvel verificamos que o lavabo, localizado no living, tiraria amplitude da principal parede do espaço, onde seria ideal acomodar lareira e tv. Portanto, para ampliar o living e podermos aproveitar melhor esta parede, sugerimos um layout sem o lavabo, desmembrando uma das suítes (transformada em gabinete e quarto dehóspedes) e banho social com porta para a circulação e não mais para o living.
Com esta alteração foi possível criar um grande volume horizontal em mármore escovado Donatello que abriga a lareira a gás. Acima deste volume um móvel ripado em madeira natural Nogueira acomada tv na parte central e louçaria nas portas laterais. Pensando também em ampliar visualmente o living o piso de madeira natural Tauari foi também utilizado na cozinha integrada.
O projeto privilegia tons de cinza, madeira e detalhes em preto. Conforto e praticidade foram pontos de partida. O sofá motorizado da Natuzzi, em couro natural é o xodó do proprietário. As poltronas do living são do design Marcelo Ligieri, para Doimo e trazem um visual masculino e descolado ao projeto. O toque final fica por conta do carrinho bar que tem design que segue as mesmas linhas do projeto.
Na área do jantar, um banco em marcenaria com futton confeccionado especialmente para o projeto amarra e integra ainda mais o living. Tampo mesa em Vulcana Portoro e pendente italiano Artemide. Trazendo toques sutis de cor as obras de arte do artista gaucho Sérgio Lopes finalizam a decoração.
A suíte principal conta com painel em lamina de madeira natural nogueira, a mesma utilizada no living. O inusitado aqui é a luminária suspensa na cabeceira, que oferece luz indireta. O recurso da tv embutida na porta de espelho do roupeiro libera espaço para melhor aproveitamento interno do móvel. Banho suíte revestido em porcelanato com detalhes na mesma linha do restante do projeto, espelho com moldura em ferro preto e puxadores na mesma cor. Em função do reduzido tamanho da bancada, optamos por uma cuba esculpida em Vulcana branco para que ela tivesse o tamanho que desejássemos. O box conta com nicho de apoio o que otimiza também o pequeno espaço.
Já no banho social, piso e parede foram revestidos com o mesmo porcelanato. A bancada se prolonga transformando-se em apoio dentro do box, toda em granito preto São Gabriel escovado. O box, desenhado pelo escritório, tem estruturas em ferro preto e vidro canelado. Ao invés de usarmos somente um espelho, como usualmente é feito, optamos por três espelhos ovais, também em ferro preto.